Estreia série documental A Cidade no Brasil
Dirigida pela socióloga e cineasta Isa Grinspum ferraz, a série que aborda aspectos e dimensões do urbanismo no país pode ser assistida, a partir de 25 de Março (Segunda-feira), no site do canal SescTV.
Concebida a partir do livro de mesmo nome do antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério, publicado em 2012, a série documental A Cidade no Brasil propõe uma reflexão sobre o fenômeno urbano no país, com base nos depoimentos de especialistas e pensadores. São 10 episódios – oito com cerca de 26 minutos e dois especiais (o primeiro e o último), com 40 minutos de duração cada um.
Dirigida por Isa Grinspum Ferraz, A Cidade no Brasil traz um olhar atento sobre as cidades brasileiras, desde a sua criação até a atualidade. “Pretendemos fazer uma espécie de ‘arqueologia’ da cidade brasileira, buscando ver e pensar nas várias camadas que a cidade de hoje encobre, desde nossas raízes indígenas, lusas e negras até os dias de hoje”, explica. Ela comenta que as cidades são lugares de invenção, multiplicidade, tolerância e intolerância, de trocas e de expressões de criatividade cultural, além de discriminação, segregação e exploração. “Vamos mergulhar nesse universo com os olhos voltados para o futuro”, completa a cineasta, que já concebeu e dirigiu a série O Povo Brasileiro, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e assinou o documentário de longa-metragem Marighella, a respeito de seu tio, o guerrilheiro Carlos Marighella.
A série é pontuada por imagens de arquivos garimpadas em cinematecas e centros culturais do Brasil, de Portugal e da França, e outras atuais filmadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Recife, Salvador e Belém. Seu primeiro episódio, A Cidade, conceitua esta área geográfica, discute como agem e se organizam seus habitantes e questiona o processo de urbanização no Brasil.
A produção aborda também as especificidades das cidades brasileiras em relação às cidades no mundo, e a diferença entre centro e periferia, que está sendo amenizada por meio das ações de coletivos de artistas e movimentos em prol de uma construção mais social e democrática da cidade.
Para Antonio Risério, há que se chamar a atenção para a crise urbana que o Brasil vive hoje – a maior de toda a história do país. “Daí que seja urgente e necessário conversar sobre o assunto. Até porque, há décadas, nossos governantes não movem uma palha para tentar mudar as coisas. A transformação tem de ser pensada, defendida e liderada por nós”, explica. Risério é um dos entrevistados da série, juntamente com a também antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, o cientista Carlos Nobre, os arquitetos e urbanistas Alexandre Delejaicov, Ermínia Maricato, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Marta Bogéa, Paulo Ormindo e Renato Cymbalista, os produtores culturais Bruno Ramos e Sérgio Vaz, o educador Eduardo Cardoso, a arqueóloga Cristina Barreto, entre outros.
Com trilha sonora de DJ Dolores, a série inclui, ainda, os episódios Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena; O Brasil Nasceu Urbano; A Cidade Africana; Cidade de Vidas Embaralhadas; Sertão, Cidade, Segregação; Cidade Natural ou Desperdício?; Cidade e Migração; Vanguarda e Tradição; e Direito à Cidade. Todos eles serão disponibilizados, na íntegra, para serem assistidos gratuitamente sob demanda, em alta definição, com legendas em português, inglês e espanhol.
Para marcar o lançamento, está programado um evento no CineSesc, na capital paulista – no próprio dia 25 -, incluindo a exibição do 1º episódio e um bate-papo entre a Isa Grinspum Ferraz (diretora), Guilherme Wisnik (arquiteto e professor da FAU-USP) e Fernando Serapião (arquiteto e editor da revista Monolito).
Veja o trailer de A Cidade no Brasil!
Sem comentários.