Entenda a diferença entre fiador, seguro fiança e caução - Casas Bacanas

Entenda a diferença entre fiador, seguro fiança e caução


Quando alugamos um imóvel, algumas medidas são exigidas para garantir que o pagamento do aluguel seja realizado como combinado com o proprietário. Então, além de provar que você pode pagar aquele valor, você precisa garantir que o acordo será cumprido até o final do contrato.

O seguro fiança, fiador e caução são os mais comuns. Entenda tudo sobre essas 3 opções e as principais diferenças entre eles.

Fiador

Um fiador é quem se compromete a realizar o pagamento ou cumprimento de obrigação de outra pessoa. Esta segunda pessoa ficará responsável por arcar com as despesas do aluguel, caso o locatário não pague.

O fiador precisa comprovar renda mensal suficiente para arcar com as despesas do aluguel e ter imóvel em seu nome.

Seguro Fiança

O seguro fiança é um seguro que substitui o fiador.

Nessa opção, o inquilino contrata o seguro e o proprietário do imóvel é o segurado. O valor do seguro fiança não é fixo e pode variar. Geralmente é pedido 1,2 ou 2 vezes o valor de um aluguel.

A documentação necessária varia de acordo com a seguradora, mas prepare documentos pessoais como: cpf, identidade, comprovantes de renda e recibo de pagamento dos seus últimos aluguéis.

Depósito Caução

Esse tipo de garantia é visto como um investimento, já que o dinheiro é devolvido no final com a correção da poupança. O depósito caução, normalmente, é uma opção mais fácil para quem acabou de se mudar de cidade e não tem um fiador no mesmo local.

Como funciona? O inquilino precisa depositar em uma poupança o valor referente a 3 aluguéis como garantia, ao final do contrato esse dinheiro volta para as mãos dele com as devidas correções.

Gostou das dicas ou tem mais dúvidas sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários!

Está pensando em comprar um imóvel? Explicamos neste artigo as Regras Básicas de Financiamento Imobiliário.

Sem comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *